Thursday, December 28, 2006

ECS9-Versão final-Síntese-Crupo "A"

Terça-feira, Dezembro 05, 2006

:: ECS9-VERSÃO FINAL-SÍNTESE-GRUPO"A".
"ARRUMANDO O TEXTO"COMPONENTES DO GRUPO "A" :Angélica Paulino, Fernanda Beatriz, Luciane Dutra, Salete Schmidt, Sandra Oliveira, Valeria, Neusa Siqueira, Ana Parker e Edilaine.GRUPO A - Versão final - SISTEMA DE ENSINO E DIVISÃO DO TRABALHOlNTRODUÇÃO. Embora Marx e Engels em suas diversas obras, nunca tenham detido-se especificamente a tratar do sistema educacional e suas especificidades, suas observações a respeito da importância da educação como forma de conscientização, mobilização e transformação social eram constantes e contundentes na crítica ao capitalismo.O poder da educação nunca foi negado por nenhum sistema e por esse motivo, também no sistema capitalista ele tinha função primordial de qualificar a força de trabalho, alcançando o máximo de aproveitamento e proporcionando a integração e o ajuste dos trabalhadores ao sistema.O ensino e a instrução são os instrumentos de transformação promovendo a emancipação dos indivíduos, libertando-os das condições opressoras em todos os níveis.Para consolidação desta astuta estratégia, a escola recebe uma nova configuração em suas atividades e tipos de aprendizagem, que torna a alienação da força de trabalho um fato natural, e ela, a responsável pela preparação dos indivíduos para esta sociedade.É verdade também que este período, embora de profundo caráter ideológico e alienador, trouxe consigo a expansão da educação formal, já que até a revolução industrial e o triunfo do liberalismo, a educação que era comumente familiar ou religiosa, a partir deste momento, exigiu-se a institucionalização ,extensão e aprofundamento do aparato escolar.Marx e Engels propunham gestões não burocráticas, com participação efetiva da população trabalhadora, através de delegados e por sistema de democracia direta. Seria esta, a única forma de reter o desejo capitalista de transformar a educação num mero modelador de criados e assumir sua função de agente de transformação social e emancipação humana.Marx e Engels não foram políticos pragmáticos ou realistas e nunca escreveram um texto, folheto, livro ou artigo expressamente sobre ensino e educação, e as afirmações que fizeram sobre arte e literatura, dificilmente podem servir para a atual polêmica em torno dos problemas do ensino convertidos.Marx e Engels querem superar o capitalismo a partir dele mesmo, desenvolvendo suas potencialidades. Para isso, publicaram várias obras com o caráter de reinvidicar ensino gratuito para as crianças, a delimitação do trabalho infantil e feminino, bem como a educação para a classe operária, buscando uma revolução social e antropológica.SISTEMA DE ENSINO E DIVISÃO DO TRABALHO. A divisão do trabalho e as forças produtivas, geram muitas diferenças sociais em uma nação, seja com relação a outras nações, ou internamente. Pois dividem e colocam em oposição os interesses dos trabalhadores da indústria, do comércio e do campo. Assim como, distanciam os trabalhadores hierarquizando o trabalho.Esta divisão promove a separação dos trabalhos em industrial, comercial e agrícola, segregando o campo e a cidade.A divisão entre trabalho material e intelectual, torna possível a organização da sociedade capitalista, na esfera familiar e coletiva. A partir dessa divisão surgem então as atividades exclusivas, que cada indivíduo realizará, limitando-o como pessoa.A divisão separa e subjuga o operário que frustra as suas necessidades intelectuais e o seu crescimento como indivíduo, tornando-o parte de um todo dominado pelos interesses capitalistas.Essa alienação dirige a vontade e a marcha da humanidade.Através desse desenvolvimento universal das forças produtivas ,que é possível estabelecer um intercâmbio universal entre os homens e deste modo, o fenômeno da "massa privada de propriedade" pode existir em todos os países.O trabalho é a atividade vital peculiar ao operário. É esta atividade que ele vende a um terceiro, para assegurar seus meios de subsistência necessários.O que ele produz pra si mesmo é o salário.O operário, cujo único recurso é a venda de sua força de trabalho, pertence à classe capitalista.O trabalho assalariado é uma escravidão, pois o operário vende sua força, já o escravo é vendido com sua força, mas ambos são servos do sistema capitalista. Seja na atividade cooperativa ou manufatura, sua existência beneficia o capital, pois criam um sistema hierárquico entre os trabalhadores, que visa a competição e o lucro. Enquanto competem e buscam lucro, os indivíduos ficam ignorantes quanta à sua condição de explorados, inferiores, tornando-os imbecis e úteis, como animais adestrados.O trabalho de produção leva o individuo a não pensar, repetir uma mesma tarefas por horas. Um ser que não é impulsionado a pensar não exercita sua inteligência, não cresce como pessoa. Um povo não pensante é fácil de ser dominado.Somente com um sistema de ensino valorizado, estruturalmente e socialmente, é possível o crescimento de uma nação.Concluímos que ,"Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho," é hoje nosso sistema de ensino, que ainda prepara o aluno para a competividade na busca do emprego e da qualificação para o mercado de trabalho, para servir o capitalismo. Apesar de estarem preocupados em desenvolver um sujeito empreendedor, que saiba aprender pensando, formulando hipóteses, criativo e inventor, sabendo descobrir soluções para os problemas que surgirem, estando qualificado para trabalho e ao mesmo tempo sabendo enfrentar novos desafios, exercitando a sua inteligência.Marx e Engels, eram críticos do modo de produção capitalista, que se caracteriza pela alienação produzida pela exploração. Almejavam uma sociedade transformadora, onde depositavam sua confiança no sistema de ensino e na instrução com instrumento de transformação, onde desaparecesse a divisão do trabalho e a felicidade substituisse a necessidade.QUESTÕES DE RELAÇÃO DO TEXTO COM A REALIDADE DAS ESCOLAS. As escolas ainda estão muito envolvidas em transmitir conhecimentos direcionados unicamente aos setores técnicos e produtivos.As gestões democráticas contribuem para a desburocratização e humanização do sistema educacional.Os saberes do trabalhador são submetido a alienação, por causa de divisão do trabalho, afastando os seus interesses daquilo que ele produz.Relacionando essa alienação a educação, podemos questionar:-De que forma são desenvolvidos os objetivos curriculares da escola?- Proporcionamos ao aluno que se desenvolva por inteiro?-Levamos em consideração a sua realidade e seus interesses, para que possa interagir com seus saberes?-Nos preocupamos em tornar a escola num espaço prazeroso, para onde o aluno goste de ir?-Nós professores, oportunizamos o desenvolvimento do pensar em nosso educando?Levando em consideração que, os nossos alunos precisam de muito motivação para despertar o interesse pelos saberes produzidos pela escola, cabe a nós, professores, conscientizá-los da importância em produzirem saberes e levá-los ao seu melhor aprendizado, para que ele possa intervir nas mudanças da sociedade, caso torne-se necessário.

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