Thursday, November 23, 2006

ECS-9-grupo-da-letra-A

GRUPO DA LETRA A

ECS 9 do Grupo que tem a letra A. Somos a
Angélica Paulino, Fernanda Beatriz, Luciane Dutra, Salete Schmidt, Sandra Oliveira, Valeria Souza, Neusa Siqueira, Ana Parker e Edilaine.

Minha participação no grupo:
Li o texto e também o que as colegas escreveram, não tenho muito que acrescentar, pois concordo com elas.A conclusão que cheguei a respeito do texto "Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho": Hoje nosso sistema de ensino ainda prepara o aluno para a competir na busca do emprego e da qualificação para o mercado de trabalho para servir o capitalismo. Apesar de estarem preocupados em desenvolver um sujeito empreendedor, que saiba aprender pensando, formulando hipóteses, criativo e inventor, sabendo descobrir soluções para os problemas que surgirem, estando qualificado para trabalho e ao mesmo tempo sabendo enfrentar novos desafios, exercitando a sua inteligência.Marx e Engels eram críticos do modo de produção capitalista que se caracteriza pela alienação produzida pela exploração, almejando uma sociedade transformadora, onde depositavam sua confiança no sistema de ensino e na instrução com instrumento de transformação, onde desapareça a divisão do trabalho e a felicidade substitua a necessidade.
Perguntas:
1- Como ensinar os alunos a serem empreendedores, se ainda vivemos num mundo capitalista, onde o melhor consegue as melhores vagas no mercado de trabalho?
2- Hoje, não adiante ter um curso técnico ou uma faculdade de graduação, para ser reconhecido neste mundo capitalista precisa ter pós, mestrado, ou talvez mais de uma graduação. Isto não é uma forma de competição?
3- Não lembro em que reunião eu estava, porque estou sempre participando, alguém disse: por que sempre é a mais antiga na escola que escolhe a turma ou a disciplina, e sugeriram que fosse pela graduação. Só que muitas vezes um professor graduado é um péssimo profissional, e um professor apenas com magistério desenvolve um trabalho muito melhor do que um graduado. Claro que não justifica, para não continuar em busca de formação. Pois acredito que devemos estar sempre em busca, dentro das nossas condições. Isto não é uma forma de competição dentro da própria escola? Não devemos valorizar o bom profissional que temos dentro da escola?
Valéria Pereira de Souza

0 Comments:

Post a Comment

<< Home