Sunday, November 26, 2006

ECS6-Vivências na Escola- Teoria de Weber




DUAS VIVÊNCIAS CONFORME TEORIA DE WEBER:


Numa das escolas em que trabalho ocorreu o fato de uma professora não concordar com a maneira da diretora comandar a escola com autoritarismo, quase uma ditadura, ela reclamou na reunião. Houve desentendimento inclusive outros professores apoiaram a professora. Terminada a reunião e após alguns dias à professora foi convidada a mudar de escola. A diretora tinha influências. Hoje a professora esta trabalhando em outra escola e os demais cuidam o que falam para não se prejudicarem. Aqui ocorreu uma dominação hierárquica de poder político, da diretora sobre a professora.
Uma dominação mais sutil é a do professor sobre o aluno, aconteceu com um aluno de uma determinada turma, sempre que entrava nesta turma o menino provocava até que eu perdesse a paciência, assim ele agia com todos, sempre ficando por isso mesmo, não dava nada. Preparei sem que os alunos soubessem uma aula que seria na sala de vídeo, ao entrar na sala, ele aprontou tudo o que podia e o que não podia, não adiantava mais falar, chamar pais, mandar para a secretária e orientadora etc... Então eu agi, disse que ele não acompanharia a turma para a sala de vídeo e ficaria na secretaria, ele se desesperou, porque queria ir também, mas fui dura e não voltei atrás naquele momento. Fui com os outros, deixei passar um tempo e fui até a secretária conversar com ele, procurando entender o porque de tudo, nos entendemos e fizemos um acordo, e ele foi comigo para a sala de vídeo, a partir daí ele melhorou um pouco nas minhas aulas, já não atrapalha tanto a aula, procurando participar. Este é um exemplo de poder de dominação do professor.

1 Comments:

At 11:24 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Valéria

Como tu compararias estes exemplos que trouxestes em relação às tuas reflexões após a leitura de Marx?


abraço,

Suzana

 

Post a Comment

<< Home