Thursday, December 28, 2006

ECS9-Versão Inicial da Sintese do Grupo " A "

Quinta-feira, Novembro 16, 2006

:: VERSÃO INICIAL DA SINTESE-GRUPO "A"
COMPONENTES DO GRUPO :
,Angélica Paulino, Fernanda Beatriz, Luciane Dutra, Salete Schmidt, Sandra Oliveira, Valeria, Neusa Siqueira, Ana Parker,Edilaine
SISTEMA DE ENSINO E DIVISÃO DO TRABALHOIntrodução:O ensino e a instrução são os instrumentos de transformação promovendo a emancipação dos indivíduos, libertando-os das condições opressoras, e em todos os níveis.A divisão do trabalho é o eixo sobre o qual se articulam as colocações de Marx e Engels, em torno do tema da educação e do ensino. Divisão entre os tipos de atividade e os tipos de aprendizagem. Divisão social e técnica que interfere no desencvolvimento do indivíduo e constitui o ponto chave dessa trama em que se produz a exploração dos trabalhadores.O marxismo prevê que o proletariado se libertará dos vínculos com as forças opressoras.A educação não deveria ter atrelamento a políticas do estado e deveria ser gratuíta.Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho:As relaçõs entre as nações dependem do estágio de desenvolvimento das forças produtivas, da divisão de trabalho e das relações internas de cada uma delas.Qualquer nova força de produção tem por consequencia um novo aperfeiçoamento da divisão do trabalho. Obriga a separação entre o trabalho industrial e comercial e o trabalho agrícola. Depois vem a separação do trabalho comercial do trabalho industrial.Os resultados são formas diferentes de propriedade.A divisão do trabalho surge a partir do momento em que se opera uma divisão entre o trabalho material e intelectual.Esta divisão separa e subjuga o operário que frusta as suas necessidades intelectuais e o seu crescimento como indivíduo tornando-o parte de um todo dominado pelos interesses capitalistas.Essa alienação dirige a vontade e a marcha da humanidade.É através desse desenvolvimento universal das forças produtivas que é possível estabelecer um intercâmbio universal entre os homens e deste modo o fenômeno da "massa privada de propriedade" pode existir em todos os países.O trabalho é a atividade vital peculiar ao operário. É esta atividade que ele vende a um terceiro para assegurar seus meios de subsistência necessários.O que ele produz pra si mesmo é o salário.O operário, cujo único recurso é a venda de sua força de trabalho, pertence à classe capitalista.O trabalho é dividido e suas diferentes frações distribuídas entre os indivíduos, mas o próprio indivíduo é mutilado e transformado no aparelho automático de um trabalho parcial.A divisão do trabalho ferreteia o trabalhador com a marca de seu proprietário: o capital.O operário é impedido de ocupar seu espírito com pensamentos que se refiram ao seu crescimento pessoal. A revolta é o único sentimento que o trabalho lhe permite.Para evitar a degeneração completa do povo é preciso um ensino público eficiente.A Rússia tinha boas instituições: o serviço militar obrigatório e a instrução elementar para todos, descuidando de sua administração para restringir seu campo de aplicação. A possibilidade de desenvolver o potencial de energia das massas era de interesse da burguesia.O alto custo destas instituições e da consequente agravação fiscal incomodam mas são inevitáveis se se deseja chegar a ser uma grande potência.Conclusão:A divisão do trabalho massifica a classe operária embrutecendo a sua capacidade intelectual, visto que dificulta seu desenvolvimento.Somente com um sistema de ensino valorizado, estruturalmente e socialmente, é possível o crescimento de uma nação. Não sei se é bom ou triste essa atualidade nas palavras de Marx e Engels.

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