Thursday, October 26, 2006

Esc5_Weber - OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA :


Hoje, observo que nas escolas existe uma dominação legal de hierarquia articulada. Numa escola temos uma direção eleita que corresponde naturalmente ao tipo de dominação legal, somos parcialmente submissos às normas da escola, da rede de ensino, por que existe a hierarquia do cargo e há respeito mutuo, mas mesmo assim nos sentimos livres para opinar, concordar ou não, onde participamos de seminários e debates num grande coletivo, contribuindo para a construção de uma nova escola, pois temos estabilidade e a democracia é respeitada.
Na outra escola, o quadro administrativo é escolhido, porque a pessoa é conhecido ou amigo do fulano, e não devido à sua qualificação pessoal, ficando totalmente submissa a quem lhe indicou, como por exemplo, o prefeito manda seus funcionários a fazer bandeiraço em época de campanha para o seu partido e eles se sentem obrigados, pois senão perdem o cargo. A direção se torna autoritária, há sentimentos de medo e não de respeito. Nós simples funcionários somos submissos, não temos voz nem vez, correndo o risco de sofrermos penalizações, mesmo sendo concursados com estabilidade.
E a dominação tradicional, acredito que está se perdendo, pois a geração de hoje, parece perdida, antes era o extremo da autoridade,onde os pais ditavam ordens, reinando o medo, mas se tinha disciplina e educação, hoje estamos no outro extremo, onde há liberdade demais, com pais que estão perdidos, sem saber impor limites, criando cidadões sem respeito e sem educação, jogando a responsabilidade para o estado e a escola. Como exemplo cada vez mais os pais vem na escola e dizem: professora eu não sei mais o que fazer com ele, não adianta me chamar na escola, eu não posso com a vida dele, ele não me obedece, professora faça com ele o que achar melhor, estes e muitos outros exemplos estão acontecendo nas nossas escolas.
Dominação carismática, eu acredito que está em alta, é só aparecer alguém com o dom da palavra e ser carismático e sair com a bíblia na mão pregando, conseguindo reunir multidões de seguidores, achando que vão conseguir milagres para seus problemas. Os políticos conseguem convencer seus eleitores muitas vezes por serem carismáticos e terem o dom da oratória, fazendo seus eleitores acreditarem em falsas promessas, se tornando heróis do povo que o elege.Valéria Pereira de Souza

0 Comments:

Post a Comment

<< Home